quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Testando expressões Matemáticas no Blogger

Tá, eu realmente estou me divertindo adicionando essas funcionalidades ao Blog.
Mas pô, não é à toa, pode vir a ser útil!

Enfim, a bola da vez é o ASCIIMathML, que pelo que eu pude entender (confesso que não dediquei muita da minha atenção a isso) usa a engine do LaTeX, e depois gera HTML, tudo através de... Javascript! Bem legal, né?

Então, vamos ver uns exemplos pra testar:

`[[a,b],[c,d]]`

`\sqrt{\frac{1}{1+x^2}}`

`P_n(x)=a_0 + a_1 x +\ldots + a_n x^n, a_i\in R, i=1,2,\ldots, n`

Lá no 1° link tem tudo explicadinho, inclusive mostrando a sintaxe para você criar as suas próprias expressões. Se você não conseguir fazer funcionar, posta aqui que eu ajudo. Mas esse é bem simples mesmo. E o resultado é bem satisfatório!

Ah, já ia esquecendo: Uma das coisas mais legais é que, depois que a fórmula foi gerada e colocada em uma página HTML, se você parar o mouse em cima dela aparecesse uma caixinha daquelas de 'hint' com a expressão que deu origem a ela!!!


Por hoje é só!
Abraço a todos.

2 comentários:

Buss disse...

Não funciona quando visualizado pelo Chrome =/

Buss disse...

E pelo IE também não... parece que só com o Firefox por enquanto.